Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, foi palco do 2º Encontro de Comedores de Jaca (Ecojaca), evento que atrai centenas de visitantes e amantes da fruta. Organizado por produtores locais, o festival teve como objetivo destacar a importância da jaca na gastronomia, no empreendedorismo.
Durante o evento, os participantes puderam degustar uma grande variedade de pratos e produtos derivados da fruta, como bolo, pudim, moqueca de camarão com jaca, vatapá de jaca, pastel, brigadeiro, trufa, cocada, quibe, coxinha, suco, feijoada e até sorvete. A diversidade gastronômica fez com que os visitantes se encantassem com as diferentes formas de saborear a jaca.
A competição de jacas, uma das atrações mais aguardadas, premiou as melhores jacas em diversas categorias, incluindo: a melhor jaca dura, a melhor jaca mole, a maior e a menor jaca, além do título de “comedor mais rápido” nas categorias de jaca mole e dura. A premiação também destacou a melhor gastronomia feita com a fruta, incentivando a criatividade dos participantes.
Com sua proposta de promoção da cultura local, o Ecojaca se consolida como um evento importante para a valorização do potencial de jaca na Bahia e para o fortalecimento do turismo e do empreendedorismo