Às vésperas da votação que vai discutir a proposta de mediação da Ponte Salvador-Itaparica, nesta terça-feira (11), o processo de sondagem em águas profundas na Baía de Todos-os-Santos está 75% concluído — com previsão de término em março deste ano. Esta etapa consiste na investigação e confirmação da geologia do terreno para definição da profundidade dos pilares da ponte.
A previsão é que os pilares devem começar a ser erguidos em abril.
De acordo com a concessionária Ponte Salvador-Itaparica, a sondagem em águas rasas, com profundidade de até 10 metros, foi concluída nas margens de Salvador e da Ilha.
Dos 160 pontos de perfuração, 120 já foram concluídos. Com isso, ainda estão pendentes 40 pontos que serão executados ao longo deste mês. A sondagem em águas profundas está sendo realizada através de três balsas, sendo duas delas de grande porte — com 75 metros de comprimento.
Um investimento de cerca de R$ 160 milhões foi feito no processo de sondagem que começou com operações terrestres em janeiro de 2024, em Vera Cruz. A expectativa é que a montagem do canteiro de obras seja iniciada em 2025, após a emissão da licença ambiental pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e aprovações de órgãos públicos federais, estaduais e municipais.
Com 12,4 km de extensão sobre lâmina d’água, a Ponte Salvador-Itaparica será a segunda maior da América Latina — atrás, apenas, da Ponte Rio-Niterói. O investimento inicial seria de R$ 7.6 bilhões, conforme estabelecido no Plano de Negócios em 2019. De acordo com o consórcio, a expectativa é que 250 municípios e cerca de 10 milhões de baianos sejam beneficiados com a obra.
Um investimento de cerca de R$ 160 milhões foi feito no processo de sondagem que começou com operações terrestres em janeiro de 2024, em Vera Cruz. A expectativa é que a montagem do canteiro de obras seja iniciada em 2025, após a emissão da licença ambiental pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e aprovações de órgãos públicos federais, estaduais e municipais.
Com 12,4 km de extensão sobre lâmina d’água, a Ponte Salvador-Itaparica será a segunda maior da América Latina — atrás, apenas, da Ponte Rio-Niterói. O investimento inicial seria de R$ 7.6 bilhões, conforme estabelecido no Plano de Negócios em 2019. De acordo com o consórcio, a expectativa é que 250 municípios e cerca de 10 milhões de baianos sejam beneficiados com a obra.
*BNEWS