Notícias

1 25/05/2024 14:09

Cristina Pita

Neste sábado, dia 25 de maio, o Rotary Club de Santo Antônio de Jesus comemora 55 anos de relevantes serviços, ações humanitárias, projetos e atividades sociais no Município.  "Dar de si, antes de pensar em si," a missão do clube exprime e fundamenta a razão de ser e existir da organização.

Na noite de quinta-feira  (23/5), os membros do Rotary Club se reuniram para um jantar festivo, ocasião em que foi homenageada a data de aniversário de fundação do clube de serviços local.

Presidida por Fernando Henrique Chagas, durante a celebração foi ofertada a medalha dos 55 Anos do RC SAJ, em 25 de maio de 1969, quando teve inicio as atividades no município. Um dos homenageados está o campanheiro Venâncio Oliveira, de 85 anos, um dos rotarianos mais antigos do Clube. Momentos de alegria e companheirismo permearam a reunião festiva.

O Rotary Club de Santo Antõnio de Jesus desenvolve e apoia projetos sociais importantes na cidade. Dentre inúmeros trabalhos sociais do clube no Município, sempre voltados à comunidade e ao bem estar da população, destacam-se:

A doação de equipamentos de UTI Neonatal para a maternidade da Santa Casa de Misericórdia (HMLA), no total de cerca de R$ 500 mil; a doação de cadeira de rodas e de banho; doação de cestas básicas através do Natal Solidário; a manutenção da Escola Rotary Rosalvo Fonseca, que abriga mais de cem alunos; campanhas Setembro Amarelo e de Combate à Dengue.

Mas outra campanha de suma importância e destaque da organização, não só em Santo Antônio de Jesus, mas no Brasil inteiro e no mundo, é o combate a paralisia infantil, financiada inicialmente pela Fundação Rotária, órgão ligado ao Rotary Internacional.

Além disso, o Clube de SAJ criou eventos que fazem parte do calendário oficial da cidade, como a exposição Flores Holambra, que atrai milhares de pessoas anualmente e arrecada fundos para a manutenção das ações sociais do Rotary.  Entre outras ações humanitárias nas áreas da saúde, educação e de assistência a pessoas em vunerabilidade social.

Solidariedade com o Rio Grande do Sul

Demonstrando sua responsabilidade social e compromisso com o bem-estar da população, o Rotary Club de SAJ se solidarizou com as comunidades gaúchas que sofrem com os efeitos das fortes chuvas. A organização está promovendo junto com o Distrito 4391 uma campanha de arrecadação de doações via PIX UNIFICADO, com o objetivo de auxiliar os desabrigados e necessitados.

Reconhecimento aos companheiros

Em homenagem aos Companheiros e aos novos membros, que se unem ao grupo de rotarianos comprometidos com o serviço à comunidade e com a promoção dos valores rotários,  nesses 55 anos o RC SAJ entregou a Medalha dos 55 Anos aos companheiros, em reconhecimento ao seu exemplar trabalho em prol dos ideais do Rotary e o impacto positivo que causam na sociedade

Um pouco de história

Em 25 de Maio de 1969, um grupo de homens, baseados no lema “Dar de Si antes de Pensar em Si”, do norte-americano Paul Harris, criador do Rotary, se reuniram e fundaram o Clube de serviços em Santo Antônio de Jesus.

O objetivo era estreitar o companheirismo e colaborar para o desenvolvimento da cidade e da população mais carente. “Eram pessoas com um objetivo simples: vontade de crescer e fazer com que o meio, a cidade onde viviam crescesse também”, salientou o atual presidente do clube, Fernando Henrique Batista Chagas.

 

 

 







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.