O Japão é a primeira seleção classificada para a Copa do Mundo de 2026 fora os países-sedes (EUA, México e Canadá). A confirmação da vaga aconteceu nesta quinta-feira com a vitória por 2x0 sobre o Bahrein, na eliminatória asiática. Os japoneses não tiveram dificuldade diante do rival e conquistaram o objetivo com três rodadas de antecedência.
Na terceira fase da disputa, o Japão conquistou seis vitórias e um empate, e avançou no Grupo C na disputa, que também conta com a Austrália - que pode garantir a classificação à Copa do Mundo já na próxima rodada, ainda nesta Data Fifa.
Desde que disputou pela primeira vez a Copa do Mundo, em 1998, a edição de 2026 será a oitava da seleção, de forma consecutiva. Ao longo destes anos, chegou quatro vezes às oitavas de final (nas edições de 2002, 2010, 2018 e 2022). Antes disso, a seleção japonesa esteve próxima de disputar o Mundial de 1938, na França, mas desistiu. Em 1950, em função da Segunda Guerra Mundial, foi banida pela Fifa de disputar o torneio.
A Copa do Mundo de 2026 será a primeira a contar com 48 seleções Nas Eliminatórias asiáticas, 18 seleções se dividiram em três grupos, com as duas primeiras colocadas garantindo vaga automática; os terceiros e quartos colocados de cada chave se juntam em uma repescagem mundial, que dará oportunidade para as seleções brigarem pelas três últimas vagas para o Mundial.
*Correio