O Amber Alert envia os dados das crianças nos perfis de redes para que as pessoas possam denunciar
Uma importante ferramenta tecnológica, o Amber Alert tem como alvo a população como principal aliada da Polícia Civil para a localização de crianças desaparecidas. Neste mês de outubro, o Departamento de Inteligência Policial (DIP), por meio do Laboratório de Inteligência Cibernética (Ciber-Lab), reforça o convite para que todas as pessoas ajudem a trazer uma criança de volta para sua família. A população pode ligar para o 181 do Disque Denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) e repassar informações do paradeiro.
Os casos de incidentes ocorridos no prazo máximo de até 72 horas são registrados nas delegacias especializadas e territoriais. Em seguida, o Alerta Âmbar dispara avisos contendo informações de crianças ou adolescentes desaparecidos e em situação de risco iminente de lesão corporal grave ou morte. A ferramenta completou um ano no dia 8 de outubro, e os quatro casos relatados tiveram sucesso, as crianças foram localizadas.
Os relatórios são repassados pelas redes sociais Facebook e Instagram, por meio do feed (publicações sugeridas), para as pessoas com perfis nessas plataformas digitais, num raio aproximado de 160 km de distância do local onde o desaparecido foi visto pela última vez. A inclusão do cadastro do desaparecimento é feita pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que recebe uma solicitação do Ciber-Lab do DIP, após informações registradas em delegações.
O Projeto Amber Alert Brasil é um acordo de cooperação entre o MJSP e a empresa de tecnologia social Meta. Com a integração desse recurso, a Polícia Civil da Bahia une tecnologia e cooperação social para agir rapidamente nas primeiras horas, as mais decisivas em casos de desaparecimento.
Ascom-PCBA
11.10.2025






1







