Notícias

1 21/03/2025 10:27

Nesta sexta-feira, 21, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Inema) e a Marinha do Brasil se preparam para realizar o afundamento controlado de ferry-boat Juracy Magalhães, que saiu de atividade em 2018, após realizar a travessia Salvador-Itaparica. 

O ferry será rebocado do terminal de Bom Despacho, na ilha de Itaparica, até o Rio Vermelho, em Salvador, onde será afundado, a dois quilômetros da costa. “Elegemos um lugar que não tinha afundamentos artificiais. Isso traz um benefício para a biodiversidade porque você cria um novo refúgio para espécies, e isso criar novas formas de vida e aproximam novos peixes na região”, disse Marcelo Perez técnico do Inema.

Para realizar o afundamento de forma sustentável, entidades promovem um estudo na região de forma que esteja livre de resíduos ou até mesmo espécies invasoras: essa é uma forma de preservar corais na embarcação.

“Fazemos uma inspeção para identificar se existe óleo, vidro, madeira ou qualquer resíduo que prejudique a biodiversidade com o afundamento. Ontem fizemos a última retirada de espécies invasoras que também são consideradas problemas para o recife de corais”, continuou Perez.

Turismo regional

De acordo com o técnico ainda, após o afundamento da embarcação, autoridades marinhas promoverão o monitoramento da área de forma que, caso seja identificada alguma anormalidade, as medidas cabíveis sejam tomadas de forma imediata para fomentar o turismo regional. “Além do ganho da biodiversidade, que é promover um refúgio para novas espécies, você ainda tem uma contribuição no turismo regional que é muito forte em nosso Estado”, concluiu ele.

 







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.